Como fazer paginação no Word 2007/2010

Se existe algo em um Trabalho Científico (TC) que coaduna com o estresse do autor, se chama “Paginação”. Pois esta é a parte que a maioria deixa para o final do TC estando o mesmo estressado com pesquisas, leituras, citações, escritas... e quando supõe que o TC está bom, vem o(a) professor(a) de Metodologia e corrige quase tudo. A pessoa sente-se quase que um poviléu da sociedade e o pior de tudo é a ausência de tempo. E quando o autor do TC pergunta ao(a) professor(a) de Metodologia como se faz para paginar, a resposta quase que na sua totalidade é: “Utiliza caixa de texto e retira a borda”.
Meu nobre amigo, se você está lendo esta postagem é que algo semelhante deve ter acontecido contigo (pois aconteceu comigo). Porém se utilizar “caixa de texto” e precisar excluir ou acrescentar algo em seu trabalho irá desconfigurá-lo e o estresse aumentará sendo nefasto à conclusão do seu TC. No entanto, o escopo deste tutorial é mitigar seu estresse explicando a maneira correta, seguindo a ABNT, para realizar uma paginação automática, que independe se irá acrescentar ou excluir textos ou páginas em seu TC.

O 1º passo é identificar quais páginas serão numeradas.
É importante considerar o que dispõe a ABNT com relação à paginação, onde normatiza que a Capa não é contada e nem numerada e que, a partir da Folha de Rosto, todas as páginas devem ser contadas sequencialmente, mas não numeradas até o Sumário (inclusive), sendo que a partir da Introdução até o final do trabalho todas as páginas serão numeradas seguindo a contagem consecutiva.

Simplificando:

a) Elementos Pré-textuais:
Capa (obrigatório) Não é contada. Nem numerada.
Lombada (opcional) – conta-se, mas não numera.
Folha de rosto (obrigatório) – conta-se, mas não numera.
Errata (opcional) – conta-se, mas não numera.
Folha de aprovação (obrigatório) – conta-se, mas não numera.
Dedicatória(s) (opcional) – conta-se, mas não numera.
Agradecimento(s) (opcional) – conta-se, mas não numera.
Epígrafe (opcional) – conta-se, mas não numera.
Resumo na língua vernácula (obrigatório) – conta-se, mas não numera.
Resumo em língua estrangeira (obrigatório) – conta-se, mas não numera.
Lista de ilustrações (opcional) – conta-se, mas não numera.
Lista de tabelas (opcional) – conta-se, mas não numera.
Lista de abreviaturas e siglas (opcional) – conta-se, mas não numera.
Lista de símbolos (opcional) – conta-se, mas não numera.
Sumário (obrigatório) – conta-se, mas não numera.

b) Elementos Textuais:
Introdução – inicia-se a numeração das páginas na Introdução(1).
Desenvolvimento – conta-se e numera sequencialmente.
Conclusão – conta-se e numera sequencialmente.

c) Elementos Pós-textuais
Referências (obrigatório) – conta-se e numera sequencialmente.
Glossário (opcional) – conta-se e numera sequencialmente.
Apêndice(s) (opcional) – conta-se e numera sequencialmente*.
Anexo(s) (opcional) – conta-se e numera sequencialmente*.
Índice(s) (opcional) – conta-se e numera sequencialmente.

*Só não serão numerados os Apêndices e/ou Anexos se possuírem estrutura física diferente do trabalho, ou seja, se não fizerem parte do TC ou possuírem paginação própria (por exemplo, cópia de página de jornal, revista, formulário, mapa, etc.).

O 2º passo é inserir “Quebras de Seção” nas páginas que não serão numeradas. Este passo serve para impedir que apareça a numeração nestas páginas que não devem ser numeradas e pode ser feito da seguinte forma:

a) Clique no final do texto da página que se deseja “quebrar” - clique na aba “Layout da Página” e em “Quebras”. Selecione a opção “Próxima Página” em “Quebras de Seção”, conforme a figura:




_____________

(1)No entanto isto não significa que ela será a página nº 1. Pois, de acordo com o item anterior, irá depender da quantidade de Elementos Pré-Textuais existentes em seu trabalho. É importante lembrar que isto varia conforme o conteúdo do trabalho, bem como as exigências da Instituição de Ensino.



Obs.: você só conseguirá visualizar a Quebra de Seção (bem como vários outros elementos) se você selecionar o símbolo ¶ (Mostrar Tudo), visto que essa opção possibilita mostrar todas as marcas de parágrafos e símbolos de formatações ocultos.
Para selecionar esta opção basta clicar no símbolo ¶ que aparece na Página Inicial do seu Word 2007/2010, ou pressionar, simultaneamente, as teclas (Ctrl+Shift+*):

            Verifique como ficam as páginas que possuem “Quebra de Seção”:

As páginas em que devem ser inseridas “Quebras de Seção” são as que contêm os Elementos Pré-textuais, mencionados na alínea a) do 1º passo deste Tutorial, até o Sumário, ou seja, do Sumário em diante deve-se inserir “Quebra de Página” e não “Quebra de Seção”.
Lembre-se: os elementos Pré-textuais são contados, mas não numerados e não aparecem no Sumário.

        O 3º passo é inserir os números das páginas, para tanto, coloque o cursor na primeira página a ser numerada, ou seja, INTRODUÇÃO – clique na aba Inserir – Número de Página – Início da Página – Número sem Formatação 3 (que indica que a numeração será no canto direito da página), conforme a figura abaixo:

           Na aba Design, desmarque a opção “Vincular ao Anterior”.

          Ao desvincular as seções anteriores, é necessário apagar as numerações que aparecem nas páginas e que não devem ser numeradas. Para isso selecione a numeração do item anterior (SUMÁRIO) e o apague (delete).

           Com isso irá excluir as numerações, desnecessárias, dos elementos Pré-textuais.

          Este procedimento não irá alterar a numeração das páginas subsequentes.
 
O 4º passo é formatar os números das páginas, porém deve-se observar que:
a) A numeração das páginas deve ser em algarismo arábico(1), com a mesma fonte utilizada no trabalho (Arial ou Times New Roman)(2) e com tamanho menor  que 12, sendo uniforme(3). Neste caso indica-se a fonte tamanho 10 para que não destoe tanto dos demais textos(4).

        Para isso, selecione os números das páginas e altere a fonte.

_____________
(1)NBR 14724 de 30 de dezembro 2005 (ver 5.4).
(2)Normalmente recomendado, mas não há especificação junto a ABNT.
(3)NBR 14724 de 30 de dezembro 2005 (ver 5.1).
(4)“Recomenda-se, para digitação, a utilização de fonte tamanho 12 para todo o texto, excetuando-se as citações de mais de três linhas, notas de rodapé, paginação e legendas das ilustrações e das tabelas que devem ser digitadas em tamanho menor e uniforme.” NBR 14724 de 30 de dezembro 2005 (ver 5.1).


          É importante lembrar que a Capa, além de não ser numerada também não é contada. Então será preciso contar quantas páginas de elementos Pré-textuais possui o seu TC a partir da Folha de Rosto.
No exemplo utilizado neste Tutorial tem-se apenas duas folhas, a Folha de Rosto e o Sumário(6). Portanto a INTRODUÇÃO (deste exemplo) será a página 3.
Observe que ela aparece como p. 4, pois o Word conta a Capa automaticamente.
Para configurar essa numeração basta efetuar as seguintes mudanças:
Se o cabeçalho não estiver aberto, clique 2 vezes em cima do número da página para ativar a aba Design...

_____________
(6)O Sumário deve ser localizado como o último elemento Pré-textual.” NBR 6027 de 30 de maio 2003 na seção 4.


        ...selecione a opção “Número de Página” – Clique em “Formatar Números de Página”.

        Na próxima janela marque a opção “Iniciar em”, digite o número da 1ª página que será numerada (lembre-se que se contam todos os elementos Pré-textuais, menos a Capa) a qual neste exemplo é a p. 3 e clique em OK.
 
Porém a numeração deve ser colocada no canto superior direito da folha, a 2 cm da borda superior, ficando o último algarismo a 2 cm da borda direita da folha(7).
Para isso, se o cabeçalho não estiver aberto, clique 2 vezes em cima do número da página para ativar a aba Design (explicado anteriormente) – clique na opção “Cabeçalho Acima” e marque 2cm.




_____________
(7)NBR 14724 de 30 de dezembro 2005 (ver 5.4).
 
Está Pronta a Paginação do seu Trabalho Científico.

          Veja o resultado nas figuras, abaixo, do exemplo: 







Para referenciar esta página utilize:


DAMASCENA JÚNIOR, Manoel Alves. Como fazer um paginação no word 2007/2010. Disponível em: <http://www.tudosobremonografia.com/search/label/Como%20fazer%20pagina%C3%A7%C3%A3o>. Acesso em: (dia) (mês abreviado.) (ano.)

Se este tutorial foi útil para você, por favor, deixe um comentário, indique este Blog para um amigo e compartilhe nas redes sociais.
Vamos fazer deste Blog um Serviço de Utilidade Acadêmica (SUA).



REFERÊNCIAS

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6027: Informação e documentação: sumário: apresentação. Rio de Janeiro, 2012.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 14724: Informação e documentação: trabalhos acadêmicos: apresentação. Rio de Janeiro, 2011.










434 Response to Como fazer paginação no Word 2007/2010

«Mais antigas   ‹Antigas   1 – 200 de 434   Recentes›   Mais recentes»
Anônimo
17 de maio de 2011 21:26

Muiiiito bom, vlww! :))

20 de maio de 2011 21:37

PERFEITOOOOOO!!!

Anônimo
2 de junho de 2011 17:46

VALEU D++++

Anônimo
10 de junho de 2011 22:44

maravilha amei! me ajudou muito ob.

Anônimo
11 de junho de 2011 19:42

MUITO bom! Vou tirar 10! srsr
Muito obrigada!!
Abçs.

Anônimo
16 de junho de 2011 11:51

Parabéns foi um grande achado, pra mim, este blog. Pode acreditar não é so de utilidade acadêmica não é de utilidade profissional....
Não basta conhecermos as regras da ABNT, a grande dificuldade que sempre tive para paginações foi o próprio MS Word. Acreditem eu sepre fazia tudo, gerava arquivo PDF, abria n Acrobat e excluia a numeração das paginas de elementos pré-textuais, agora vai ficar tudo melhor. PARABÉNS e meus agradecimentos por terem disponibilizados na internet tais informações.

Anônimo
25 de junho de 2011 15:41

Oi gente!
alguem sabe como retirar numero de pagina do pdf? coloquei minha monografia pra pdf e ainda tem o numero de pagina e preciso tirar o numero da capa...
Queria muito saber,
ate mais

28 de junho de 2011 07:41

Good, precisava mesmo disso agora.
Muito obrigado

Anônimo
15 de julho de 2011 09:48

Excelente tutorial!
Utilíssimo!
Muitíssimo obrigado!

Anônimo
11 de agosto de 2011 10:33

Excelente!!! Muito Obrigada!!! Resolveu meus problemas...

Anônimo
23 de agosto de 2011 05:49

Meu amigo, que belíssima contribuição.
Você esquematizou, onde cada observação de item, (no manual da minha instituição, tenho que subir e descer várias páginas para saber se entra ou não cada item)
Os internautas agradecem!
Saudações

Anônimo
24 de agosto de 2011 10:28

MTO BOM MESMO ... PESQUISANDO NA NET ACHEI UM EM PDF O MELHOR QUE VI BEM EXPLICADO E ILUSTRADO PARA QUEM USA O WORD 2007 SEGUE O LINK ABAIXO:

http://riunisul.files.wordpress.com/2010/07/tutorial_formatacao_de_trabalhos_no_word_2007.pdf

Anônimo
1 de setembro de 2011 09:08

obrigada!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Anônimo
7 de setembro de 2011 11:47

Só depois de achar o seu POST eu consegui fazer a paginação... Muito bom...!!!!Obrigada

Anônimo
12 de setembro de 2011 04:14

Excelente....me ajudou muito.obrigado.

Anônimo
26 de setembro de 2011 15:06

Mega útil! Obrigada!!!

28 de setembro de 2011 16:33

Olá. Bom dia. Obrigado pelo texto.

Anônimo
30 de setembro de 2011 12:52

Parabéns, muito bom e prático. Deixo meus agradecimentos.

Anônimo
8 de outubro de 2011 05:53

muito bem explicado!!! parabens quebrou um galho!!!

Anônimo
13 de outubro de 2011 10:26

Muito útil. Obrigada

15 de outubro de 2011 11:02

De mais, vlwwww ajudou muiiito..

Anônimo
17 de outubro de 2011 16:56

Abençoado sejas rapaz!

Anônimo
18 de outubro de 2011 21:29

Deus o abençoe! vc salvou a pátria!!! Muito obrigada!

Anônimo
20 de outubro de 2011 17:19

Nossa, mt obrigada, não sei o que eu faria sem essas explicações

Anônimo
21 de outubro de 2011 20:46

Eu queria saber oque e retrato pagnado
tem como alquem me ajudar por favor?
obrigada

Anônimo
22 de outubro de 2011 23:18

Valeu mesmo! Deus te abençoe!!

Luiz Fernando
25 de outubro de 2011 14:25

Muito obrigado! Em minha dissertação, a bibliotecária fez para mim. Hoje eu já pude ajudar minha esposa!!!!

Anônimo
26 de outubro de 2011 10:27

Muitoo bom =D
Consegui!

Anônimo
26 de outubro de 2011 16:22

Excelente meu amigo!
Vc irá pro céu! :D

Anônimo
27 de outubro de 2011 10:40

Muito legal, mas eu não consegui fazer com que a numeração da primeira seção não apareça (elementos pré-textuais). Aparecem a partir do número em que configurei pra aparecer na segunda seção que é o número 6 (INTRODUÇÂO).
Gostaria muito que vc me ajudasse.

Att!

Anônimo
27 de outubro de 2011 13:15

Retrato paginado é a paginação de um documento (no MS Word) utilizando a configuração de página no formato retrato. Pois o word possui a configuração "Retrato" e "Paisagem".

30 de outubro de 2011 19:57

Achei simplesmente excelente esse passo a passo para fazer paginação de trabalhos. Ele foi de muita valia para mim. Estou imensamente agradecida por vocês terem compartilhado essa informação conosco.Abraços.

Vanessa da Silva Martins
31 de outubro de 2011 12:15

Adorei! Foi muito útil num momento que estava quase desistindo. Valeu!!

Anônimo
2 de novembro de 2011 12:00

Muito Obrigada!! Já havia chorado muito, e apareceu vc pra me livrar.!!!!!! Deus te abençõe!!

3 de novembro de 2011 10:16

shooooooooow! tava desesperada e esse tutorial me salvou!

Anônimo
6 de novembro de 2011 12:04

Muuuuuito obrigada mesmo!!!!

6 de novembro de 2011 16:36

mUITO BOM MESMO!

JOVELINO
13 de novembro de 2011 11:12

ÓTIMO. AJUDOU EM TUDO.

Anônimo
14 de novembro de 2011 21:03

Fantástico ;)

Anônimo
14 de novembro de 2011 23:31

Muito bom!
Ótima iniciativa!

Anônimo
16 de novembro de 2011 14:58

Excelente Parabens pela iniciativa,

Forte abraço

Anônimo
16 de novembro de 2011 19:42

Muito útil!
Parabéns

Anônimo
16 de novembro de 2011 22:10

Show!!!!!!!!!!!!!!!
Obrigado.

Anônimo
22 de novembro de 2011 21:53

Muito bom o tutorial... deu tudo certo aqui

Anônimo
23 de novembro de 2011 12:42

Muito obrigado

Anônimo
24 de novembro de 2011 08:55

muito boa essas informaçoes me ajudaram muitooo ...valeuu

Anônimo
28 de novembro de 2011 19:23

Muito obrigada pela informação. Foi de grande utilidade para mim, não só na área acadêmica, mas na profissional também. parabéns pela iniciativa!

Anônimo
30 de novembro de 2011 20:32

muito obrigada, esse tutorial é muito bom, vou divulgá-lo para os desesperados.
valeu!!!!!

Maristela Dias
1 de dezembro de 2011 01:10

Excelente!!!! Muito, muito, muito... útil. Parabéns.

1 de dezembro de 2011 18:34

Valeu. Preciso agora é conseguir colocar a margem espelhada no texto e pós-texto, como recomenda a
ABNT 2011. Já tentei de todas as formas: a partir deste ponto, nesta seção, no texto selecionado. Mas só está aplicando no documento inteiro. Não sei mais o que fazer. O que pode estar errado?

3 de dezembro de 2011 23:44

Muito obrigado!!!!! Ajudou muito! Pensei que nunca fosse conseguir.

5 de dezembro de 2011 23:18

Correu tudo bem!!! Obrigado!!!

Anônimo
6 de dezembro de 2011 12:49

Obrigado!!!
Já estava há horas tentando numerar as paginas da monografia>

Anônimo
12 de dezembro de 2011 20:48

Ajudou.
Obrigado

Roberta
15 de dezembro de 2011 19:34

Adorei as informações sobre paginação !!! Me salvou ... muito obrigada !

Anônimo
19 de dezembro de 2011 09:13

Valeu meu amigo, vc praticamente me salvou.
Que Deus te abençoe !!!

Anônimo
20 de dezembro de 2011 11:35

PERFEITOOOO!!! Estava desesperada, procurei em inúmeros lugares e graças a vc e o seu blog, consegui aliviar minha "dor de cabeça"!! Parabéns e tuuuuuudo de bom pra vc!!!

Luciana (Olinda/PE)

JOSEFAVDA LUZ DE SOUZA
21 de dezembro de 2011 09:51

oie muito obg por meio dessas informaçoes consegui resolver meu problema, grande abraço e BOAS FESTAS DE FIM DE ANO

Anônimo
3 de janeiro de 2012 16:20

GOSTEI MUITO DO TUTORIAL MAS PRECISO DE ALGO EXPLICATIVO SOBRE COMO FAZER UMA FOLHA "LOMBADA" PARA MONOGRAFIA?

Favor enviar para: sjrpdouglas@yahoo.com.br

Eduardo Araujo
7 de janeiro de 2012 18:39

Tutorial valioso!
Parabéns pela ajuda.

Anônimo
8 de janeiro de 2012 23:50

Puxa cara, valeu mesmo...salvei minha monografia em um arquivo único e joguei para PDF. Ficou chique. Valeu pela força.

Anônimo
18 de janeiro de 2012 21:23

Quebrei minha cabeça, mas vc medeu a solução

Anônimo
21 de janeiro de 2012 09:12

Esse tutorial é simplesmente d+++++, deu tudo certo. Excelente para quem passa por esse tipo de situação. Valeu.

Anônimo
22 de janeiro de 2012 21:13

Foi o melhor que eu achei em todo o GOOGLE !!!!
PARABÉNS !
UFA ! MUIIIITO OBRIGADA

Gil Ricardo
25 de janeiro de 2012 12:21

MUITO BOM MESMO!!!

Parabéns! Eu estava desesperado pra resolver isso e graças a este site consegui.

Muito obrigado.

Anônimo
1 de fevereiro de 2012 18:26

ÓTIMO TRABALHO!!! AJUDOU MUITO !! SERÁ SUPER RECOMENDADO ! PARABÉNS E OBRIGADA

Anônimo
8 de fevereiro de 2012 17:18

Excelente explicação. Muito eficaz!!! Muito obrigado!!!Deus te abençoe ricamente.

Anônimo
13 de fevereiro de 2012 12:50

Oi ajudou muito mesmo, porém encontrei um pequeno problema, todas as páginas ficam com a mesma numeração. Alguém sabe o que pode ter ocorrido?
Obrigado.

Octávia Antonio
21 de fevereiro de 2012 10:56

Oiii!
Nossa, eu estava desesperada rs...
tava quase pagando alguém, vai vendo...
eu tinha feito cada capítulo separado dos elementos pré-textuais porque não sabia separar e agora estava precisando juntar tudo e me desesperei porque tentava de tudo e não conseguia, mas com a ajuda do site consegui e ficou certinho!
Obrigada :D

Anônimo
22 de fevereiro de 2012 23:21

Fantástico.. nunca mais erro isso! Obrigado de coração!!!

Anônimo
28 de fevereiro de 2012 20:52

Obrigado
Ajudou muito
sucesso
amal

Anônimo
29 de fevereiro de 2012 00:09

ACABEI DE SER SALVA! Não aguentava mais brigar com o word! Preciso entrgar a minha na quinta! OHHHH CÉUS!

Anônimo
4 de março de 2012 20:48

fiz uma vez mas tinha esquecido, relembrou bem

Anônimo
4 de março de 2012 21:16

me saaaaaaaaaaaaalvo.

11 de março de 2012 10:07

Deus te abençoe pela ajuda que presta.

12 de março de 2012 13:38

Muita utilidade! Obrigaada

Gaby
13 de março de 2012 14:56

Perfeito!!
Eu penei na numeração do meu trabalho.
Decidi não utilizar a caixa de texto e separei os elementos pré-textuais dos textuais.
Daí enumerei normalmente.
Mas precisava ter o trabalho todo junto em um único arquivo para entregar em CD.
Me fiz de doida e salvei os dois arquivos do jeito que tinha feito.
Eles que se virem pra ajeitar e colocar na biblioteca virtual!
Vim tirar a dúvida de como fazia pq to normalizando o trabalho de uma amiga minha.
Agora vou indicar a página pra meus colegas tbm!
Até pq essa página não existia qndo fizemos nossas monografias...
Obrigada por compartilhar seu conhecimento com esses meros mortais que somos! rsrs

15 de março de 2012 17:13

Obrigada, ajudou!

Anônimo
20 de março de 2012 13:12

Muito bom, explicação perfeita!!!

Anônimo
23 de março de 2012 12:31

Me ajudou bastante estas informações. Obrigado!

Anônimo
23 de março de 2012 18:31

Me salvou! Muuito obrigada!

Anônimo
25 de março de 2012 12:47

Valeu....muito bom este material. Parabéns.

Anônimo
28 de março de 2012 13:20

Parabéns parceiro! Mto bom !!!

1 de abril de 2012 19:26

Obrigado! Salvou a minha paciência.
Parabéns pela iniciativa.

5 de abril de 2012 11:07

Que ótimo! Estou fazendo pelo método antigo... separando os capítulos e fazendo manualmente a paginação... vou usar essas dicas para o doutorado...se eu passar no mestrado!!! Obrigada!

Marcelo de Lábrea
6 de abril de 2012 00:19

Perfeito meu amigo....Já estava quase desistindo qdo o encontrei...Valeu mesmo....Vc foi achado preciossimo para nós academicos....Parabéns e obrigado pela iniciativa de querer ajudar aos outros...

Anônimo
10 de abril de 2012 03:51

Excelente trabalho e de grande utilidade. Muito bom!!!!! Obrigada ;)

Anônimo
13 de abril de 2012 14:43

Valeu muito, bem didático na orientação. Obrigado

Anônimo
17 de abril de 2012 13:53

Parabéns pela exposição clara, de fácil compreensão e aplicação.
Nas outras 2 monografias anteriores, numerei as pgs "na unha"(rsrs). Agora ficou bem mais fácil rápido e sem possibilidade de erro!

Obrigado, OsórioB

Line
19 de abril de 2012 03:55

Muito bom esse tutorial! Obrigadíssima! Com ctz vou passar o link pros amigos...

Anônimo
21 de abril de 2012 17:41

Salvou!!

Anônimo
4 de maio de 2012 17:47

Manoel Junior, muito obrigado pela brilhante ideia de fazer este Blog. Para quem está fazendo a monografia, e não possui tantos conhecimentos no Word, aqui é o local certo para vim pesquisar. Tudo parece ser fácil.
Mais uma vez, muito obrigado.
Que o Deus continui te abençoando.

Agradecidamente,

Wagner

6 de maio de 2012 10:53

valeu
vc salvou minha vida!!!

Anônimo
6 de maio de 2012 15:56

Nossa muito obrigado pela explicação!

8 de maio de 2012 09:11

Excelente! Parabéns, Manoel Júnior!Já retransmiti para todos os meus amigos de sala. Eu recomendo.

15 de maio de 2012 22:10
Este comentário foi removido pelo autor.
15 de maio de 2012 22:12

Excelente companheiro, muito bom sua explicação. Simples, de fácil entendimento e me ajudou, e ajuda muitas pessoas que estão no final de curso sem tempo para estudar detalhes em livros técnicos, e nem sempre os ensinamentos durante o curso de metodologia cientifica ensinam isto para os alunos. Parabéns.

Anônimo
16 de maio de 2012 20:11

De fato uma contribuição social muito importante.
Continue nesse sentido.

Anônimo
17 de maio de 2012 19:59

muiiiito booom! ;D

Anônimo
18 de maio de 2012 16:14

Mandou muito bem!! Muito obrigado mesmo!!! Muito útil!! Valeeeeeu!

MARIA DE JESUS
18 de maio de 2012 20:45

MARAVILHA, ESSE TUTORIAL ME TIROU DO SUFOCO.

23 de maio de 2012 00:27

Cara que mega perfeito. Estava sofrendo aqui, morrendo de sono, não conseguia. Você me ajudou. Muito! Obrigada

Anônimo
25 de maio de 2012 02:06

Muito bom! Ajudou bastante!

26 de maio de 2012 15:45

Muito Bom!!! ajudou muito aqui... já estava ficando desesperado

Anônimo
26 de maio de 2012 20:04

Muuito Bom, me ajudou muitoo..
Obrigaada..
Beeijos, Grazielle

Anônimo
27 de maio de 2012 13:35

Da hora vei, saquei o esquema agora!!!!!!!!!!!!
abraço!
jota!!!!!!!

Anônimo
28 de maio de 2012 10:10

Adoreiiiii...muito bom! Parabéns!

Anônimo
28 de maio de 2012 20:48

SALVOU A MINHA VIDA,
JÁ ESTAVA ARRANCADO OS CABELOS AQUI,
HAVIA ME ESQUECIDO, O SEU TUTORIAL ME
SALVOU...

BY: DINOS
PARABÉSSS AE......

Anônimo
30 de maio de 2012 22:39

Perfeitooo!

Anônimo
2 de junho de 2012 16:36

Dicas fáceis de compreender, blog super antenado, bem estruturado, muito legal, tira qualquer um de apuros.

Obrigado por me Ajudar!!

Anônimo
3 de junho de 2012 13:59

NOSSA MUITO BOM, 3 TRES ANOS DE FACULDADE FAZENDO TRABALHO DA FORMA MAIS DIFICIL, AGORA APRENDI FACIL......MUITO OBRIGADO....

Anônimo
3 de junho de 2012 15:26

Muito bacana, valeu demais!

Anônimo
4 de junho de 2012 01:47

muito obrigada!!

Anônimo
7 de junho de 2012 13:58

valeu, era bem o que eu estava precisando

Anônimo
7 de junho de 2012 21:22

NOSSA...........me salvou....que otimo este blog......continue publicando dicas e passos para melhor ajuda nos trabalhos acadêmicos.....OBRIGADOOO..........

Anônimo
10 de junho de 2012 14:33

Vaeuuuu... sem essas informações talvez não conseguiria terminar este trabalho!!


Demorei mais para "formatar" o trabalho do que fazer todo o restante.. rsrsrssrss

Anônimo
11 de junho de 2012 15:02

Puxa, salvou a Pátria!! Obrigada!!

Anônimo
11 de junho de 2012 23:50

Muitíssimo obrigada e PARABÉNS pela iniciativa!!! Iniciativas como a sua fazem toda a diferença neste mundo tao egoísta e competitivo no qual vivemos... GRATIDÃO!!!

Anônimo
14 de junho de 2012 12:21

Tirei minhas dúvidas, tú és o cara com estas dicas consegui fechar o meu TC.

14 de junho de 2012 14:49

Olá,

Me salvou.. Muito Obrigada!

Fernanda Justino

15 de junho de 2012 00:55

Super me salvou! Só faltava a paginação pra entregar o TCC. Obrigada! :D

Anônimo
17 de junho de 2012 16:32

mto bom o tutorial!!

marcelo
18 de junho de 2012 13:49

muito bom, obrigado

Anônimo
20 de junho de 2012 09:19

Excelente a maneira como vc explicou! Muito fácil de fazer.... MUITO OBRIGADA!

Anônimo
20 de junho de 2012 12:58

Nossa, me salvou! Excelente!

Anônimo
22 de junho de 2012 17:52

Ó-TI-MO!!!!!!!!!!!!
Muitíssimo-íssimo-íssimo obrigada!!!!

Anônimo
23 de junho de 2012 15:05

Otimo - Perfeito Funcionou mesmo...
Ajuda qualquer um.
Obrigada

24 de junho de 2012 10:30

Valeu!!! muito obrigada, seu tutorial é claro e objetivo.

Anônimo
24 de junho de 2012 19:01

Maravilha!

27 de junho de 2012 10:45

Perfeito, explica claramente..
parabens pelo post...

Anônimo
2 de julho de 2012 20:28

AMEIIIIII
PERFECTTTTTT
TUDOOOOOOOOO
BOM DEMAISSSSSS

Anônimo
11 de julho de 2012 16:33

Obrigadaaaaaaa

Sério, passei o dia todo tentando pagina meu TCC, tenho q entrega-lo a banca amanha! Já tava desesperada...Ótimas dicas...parabéns!

Anônimo
12 de julho de 2012 15:02

Obrigada!!!!
Perfeitoooo!
Já indiquei pra todas as minha amigas!
Valeu!

15 de julho de 2012 16:34

Em menos de 1 minuto você estará assistindo TV de graça www.tvdigitalnopc.com.br

27 de julho de 2012 10:52

Obrigada! Com suas dicas consegui fazer a paginação correta da minha monografia.
Sucesso!

Anônimo
1 de agosto de 2012 09:03

Nossa... muito obrigada! Estava quebrando a cabeça com esse item.

debora
2 de agosto de 2012 01:35

debora souza
parabens, pelo tutorial, ja havia pesquisado bastante sobre o assunto, é o seu foi o melhor, muito boa a sua linguagem, brigada, valeu, ah eu vou indicar para meus colegas de faculdade.

9 de agosto de 2012 07:37

Valeu, adorei!
Mas, tenho uma pergunta: nas páginas com títulos ou subtítulos, deve aparecer o número da página?

Anônimo
12 de agosto de 2012 02:47

Muito bom !!!

Carla
2 de setembro de 2012 21:57

Muito obrigado pela ajuda! Valeu demais!!!

5 de setembro de 2012 10:52

Muuito obrigada, meu amigo!
Me salvou ! Valeu mesmo =)

Anônimo
15 de setembro de 2012 19:27

Muito bom!!!!!!!!!! Obrigada

Debora
20 de setembro de 2012 17:20

Parabéns!!! Me ajudou muito! Obrigada!!!

22 de setembro de 2012 16:13

OBRIGADA!!!

Anônimo
26 de setembro de 2012 02:58

Foi tri útil, obrigado

Anônimo
27 de setembro de 2012 12:18

Muito útil este tutorial!!! Mas eu gostaria de saber como se faz para numerar frente-e-verso e colocar margens frente-e-verso. O__o

28 de setembro de 2012 15:34

Excelente tutorial! Valeu! Vou recomendá-lo a todos!

28 de setembro de 2012 21:08

Muito boas as explicações! Vou colocar no meu Facebook. Obrigada. Ajudou muito.

5 de outubro de 2012 22:06

Agradecido!

6 de outubro de 2012 20:51

Me ajudou muito!!!!!!!!!!! Obrigado!!!!!!!!

8 de outubro de 2012 19:41

Parabéns.
Ajudou bastante.

Anônimo
8 de outubro de 2012 19:53

Muito obrigada! Me poupou muito tempo!

Anônimo
9 de outubro de 2012 15:00

Muito Obrigado amigo, foste de fundamental importância para o término do meu trabalho, que Deus te pague!!! Vítor

Anônimo
12 de outubro de 2012 12:00

Perfeito! foi excelente para eu poder concluir meu trabalho, pois esta era a única parte que eu não estava conseguindo fazer!
Obrigada! Parabéns pela iniciativa!!!Adriana.

Anônimo
12 de outubro de 2012 21:42

Muito bom! Obrigada... estava quase louca...

17 de outubro de 2012 07:16

Oi galera, gostaria de uma ajuda, eu adquirir um pacote de TV HD no PC no site www.tvhd.com.br tenho acesso a vários canais através de um painel de controle que eu visualizo no próprio navegador, como eu faço para gravar os programas e série de TV no meu PC, lembrando que não tem nem um programa instalado no meu PC é todo pelo próprio navegador 100% online.
Quem tiver uma ideia, por favor, me ajude meu e-mail: riclife@ig.com.br

Anônimo
18 de outubro de 2012 08:04

Perfeito! Parabéns!

Anônimo
19 de outubro de 2012 23:41

valeu, me ajudou e muito...obrigada

Anônimo
22 de outubro de 2012 16:54

Kra, bom d+ ajudo msmo! valeu

22 de outubro de 2012 22:30

Cara vc é muito bom, isso me ajudou muito. Há muito tempo que eu vinha querendo fazer isso e nao conseguia!

Valeu mesmo!!

24 de outubro de 2012 22:57

Alguém sabe como colocar numeração nas primeiras páginas até antes do sumáio e a partir daí começar a contar em numeração árabe a partir do 1?

Seria bastante útil agora...

27 de outubro de 2012 18:41

Muito bom mesmo!

Liliane Barbosa
28 de outubro de 2012 04:18

Parabéns vc me salvou tava perdida sem saber como fazer...Legal!!!!

Anônimo
28 de outubro de 2012 14:30

MUITO UTIL...OBRIGADA!

Anônimo
5 de novembro de 2012 12:05

Muito obrigada! Suas informações são precisas e simples!!!

Anônimo
6 de novembro de 2012 21:43

Ótimo, ajudou muito.

9 de novembro de 2012 20:31

Obrigada....

Anônimo
10 de novembro de 2012 11:27

Valeu! ajudou muito!!

Anônimo
11 de novembro de 2012 11:02

Vi um amigo utilizando o blog e pedi que me enviasse o link. Adorei, muito fácil e bem explicado. Parabéns, vou indicar!

Anônimo
12 de novembro de 2012 15:17

ADOREI!!!
Muito obrigada mesmo, estava ficando louca já. hahahaha
valeu!

Anônimo
15 de novembro de 2012 09:25

Meus parabéns! Você é um gênio.

Anônimo
16 de novembro de 2012 10:29

Ótimo! Não precisei pagar alguém para formatar o meu trabalho. Ajudou-me muito. Obrigada. Excelente as explicaçõs.

Anônimo
19 de novembro de 2012 04:16

Vlw camarada, salvou minha vida! Mandou muito bem!

Abração!!!

19 de novembro de 2012 13:09

Ótimo! Finalmente algo fácil de entender!

Anônimo
20 de novembro de 2012 07:29

MUITO BOM!!! PARABÉNS. FOI MUITO DIDÁDICO!

OBRIGADA!!!

Marcus Tenório
20 de novembro de 2012 15:11

Já tinha usado seu tutorial antes e agora precisei de novo. Muito obrigado!

Sonalle
20 de novembro de 2012 19:37

Sempre sofri muito fazendo paginações de trabalho
de acordo com as regras da ABNT e nunca consegui.
Muito obrigada, esse post é simplesmente PERFEITO!
Ninguém explicou isso como você. Parabéns!

Anônimo
22 de novembro de 2012 12:11

Você salvou a minha vida!!!!!! Literalmente, já estava ficando doente de tanta preocupação. kkkkkkkk

Anônimo
24 de novembro de 2012 16:21

Me ajudou demais!

Anônimo
26 de novembro de 2012 12:54

Bem o que eu estava procurando!!!

Anônimo
27 de novembro de 2012 23:30

Obrigada!! Ajudou muito este trabalho..

Anônimo
29 de novembro de 2012 22:26

você mim ajudou demais valeu.que Deus te abençõe hoje e sempre

Tatiana
30 de novembro de 2012 07:56

Nossa me ajudou demais, não conseguia deixar o texto com 3cm, não sabia que era necessário deixar a numeração da pg em 2cm.Vlwww!!!

30 de novembro de 2012 19:54

O link para este arquivo já está no meu site! Parabéns.

2 de dezembro de 2012 13:45

Perfeito!! Ajudou super!
Mas tive que ir em outro computador, podiam fazer um pro Word 2007 para Mac, que acham?
Abraço e brigadão!

Anônimo
3 de dezembro de 2012 11:09

Muito oportuna a colaboração, vou divulgá-la, pela grande utilidade que constitui.

Anônimo
3 de dezembro de 2012 19:30

me ajudou muito. obrigada

Anônimo
7 de dezembro de 2012 07:44

Obrigada foi muito útil

Anônimo
10 de dezembro de 2012 16:16

AGORA ME FORMO!

Dalete
10 de dezembro de 2012 23:40

Perfeito é pouco para descrever este post! Finalmente eu aprendi a fazer paginação! Isso foi incrível! Já indiquei este site para todos os meus amigos! PARABÉNS AO AUTOR DO POST E OBRIGADA!!!

11 de dezembro de 2012 09:47

Foi ótimo!!!
Obrigada.

Patrícia

Anônimo
13 de dezembro de 2012 00:07

Muitíssimo Obrigada!

Anônimo
16 de dezembro de 2012 10:31

LOL, muuuuuito obrigado,Parabéns!!!
:)

Liliane
16 de dezembro de 2012 16:07

Olá, já estava ficando desesperada, olhei em outros tutoriais, e não consegui, o seu está bem claro, e me salvou, muito obrigado.

17 de dezembro de 2012 20:44

Muito bom! Valeu mesmo.
Obrigado!

Anônimo
27 de dezembro de 2012 22:34

Muito obrigada. Ótima a sua explicação.

30 de dezembro de 2012 15:27

Muito obrigado mesmo XD Me ajudou para caramba! Abraço e sucesso com o blog!

Anônimo
14 de janeiro de 2013 16:30

parabéns muito bom tutorial consegui fazer com suas instruções.

Anônimo
14 de janeiro de 2013 21:59

P-E-R-F-E-I-T-O! Cara, voce salvou minha vida.
Muito obrigado mesmo. Imprimi as primeiras páginas da monografia, sem numeração. Depois numerei tudo e imprime começando da 10ª página.

Anônimo
17 de janeiro de 2013 15:42

DEUS abençõe vc.......... antes ficava pedindo p meu genro querido. já é meu 3º tcc, estava na hora de aprender..........muito obrigada.

«Mais antigas ‹Antigas   1 – 200 de 434   Recentes› Mais recentes»

Postar um comentário